dcsimg

Quantos pontos são necessários para passar no Enem?


Muita gente se esforça para “passar” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois ele é um dos principais meios de acesso a cursos de nível superior no Brasil, tanto em universidades públicas como particulares.

Na verdade, ninguém “passa” no Enem. Quem faz o Exame alcança uma pontuação, que costuma variar entre 270 e 900 pontos, e este resultado pode ser utilizado de diferentes formas para entrar numa faculdade. Quanto maior sua nota, melhores as chances de conquistar seu objetivo.

A receita para garantir uma boa colocação é se dedicar aos estudos. O conteúdo do Enem é bem extenso, englobando praticamente todas as matérias do ensino médio. E o esforço vale muito a pena!

Veja como você pode usar o seu resultado do Enem para garantir espaço no ensino superior e a pontuação necessária para passar em cada caso!

Como utilizar a pontuação do Enem

O Enem não serve somente para ingresso em faculdades, mas também para inscrição em programas governamentais que oferecem auxílio financeiro ou para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Veja o que você pode conseguir a partir do seu resultado:

Sisu

A nota do Enem é o critério de classificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quem se inscreve no Sisu concorre a uma vaga em universidade pública sem precisar prestar vestibular. A pontuação do Enem é o que vai determinar se o aluno entra na universidade ou fica fora da disputa.

A nota mínima necessária para passar depende principalmente do número de alunos inscritos para aquela mesma vaga, a pontuação dos concorrentes e os critérios adotados pela instituição. As notas de corte costumam variar entre 450 pontos para os cursos menos concorridos, e pouco mais de 800 pontos para os mais concorridos. De qualquer forma, o Sisu não exige uma pontuação mínima no Enem para a inscrição. Mas é preciso ter obtido nota maior do que zero na redação.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos em universidades particulares a alunos de baixa renda. O resultado do Enem também serve como critério de classificação neste programa. Para se inscrever no ProUni é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral do Exame, além de nota maior do que zero na redação.

Como a concorrência é grande, as notas de corte costumam ficar acima de 450 pontos, principalmente entre os cursos mais disputados. Confira a média de pontos necessários para garantir uma bolsa do ProUni nas faculdades e graduações mais concorridas:

  • 700 a 800 pontos para Medicina
  • 700 pontos para Engenharia
  • 650 a 700 pontos para Direito

FIES

O FIES é um empréstimo a juros baixos concedido pelo governo para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior.

Os alunos beneficiados começam a pagar o financiamento apenas depois de formados. As regras do FIES têm sofrido algumas mudanças nos últimos anos e está ficando cada vez mais difícil conseguir o benefício. Para concorrer à bolsa é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem a partir de 2010 e nota maior do que zero na redação.

É necessário também se encaixar nos critérios de renda familiar mensal.

Vagas em Faculdades

A nota do Enem também dá acesso direto a vagas em diversas faculdades. Essa é uma das melhores formas de utilizar o seu resultado! As instituições selecionam novos alunos a partir da pontuação que obtiveram nas provas do Exame. Elas atribuem pesos diferentes para cada área, dependendo do curso em que o candidato quer entrar. Os critérios para seleção são definidos de forma diferenciada em cada instituição. Você precisa entrar no site ou fazer contato com a instituição para conhecer os critérios.

Veja algumas universidades reconhecidas pelo MEC que utilizam a nota do Enem como forma de ingresso:

 

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem para passar no Sisu?

Como você vai usar a sua pontuação do Enem? Conte para a gente nos comentários!


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: