dcsimg

Veja 10 coisas que você precisa saber sobre o Enem 2017


Acabou o mistério! Depois de muita especulação sobre o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), finalmente sabemos o que vai mudar este ano.

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as principais datas do Exame e alterações que passam a valer em 2017. Fomos atrás de todos os detalhes e fizemos um resumão com tudo o que você precisa saber para participar do Enem 2017.

 

Prepare-se para o Enem 2017 desde já e descubra tudo o que você precisa saber para não perder nenhum detalhe!

 

1.    O Enem 2017 vai acontecer em dois domingos

O MEC fez uma consulta pública para descobrir o que a população achava de algumas propostas para modificar o formato do Enem. O questionário ficou disponível na internet e mais de 600 mil pessoas deram sua opinião. O resultado foi levado em consideração para determinar como o Exame vai ser em 2017. E a principal mudança é que as provas não vão mais ser aplicadas no mesmo dia.

 

Em 2017, o Enem acontece em dois domingos consecutivos, no início do mês de novembro. Confira todas as datas a seguir.

 

 

2.    Principais datas do Enem 2017

Fique de olho no calendário do Enem:

 

10 de abril: Publicação do edital no site do Enem

Baixe o documento e leia-o com bastante atenção. O edital é o mapa da mina do Enem. Ali tem todas as informações necessárias para você fazer o Exame com tranquilidade: regras, datas, casos especiais, uso do nome social, o que pode e o que não pode fazer no dia da prova, como é feita a correção e muito mais!

 

8 a 19 de maio: Período de inscrições

Procure fazer sua inscrição logo nos primeiros dias, para evitar atropelos. O MEC não prorroga nenhum prazo. Por isso, quanto antes você resolver essa etapa, melhor!

 

5 de novembro (domingo): Primeiro dia do Enem 2017

Em 2017, o primeiro dia do Enem vai ser bem pesado. Os participantes terão cinco horas e meia para concluir as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e ainda fazer a Redação. Esse prazo inclui preencher o gabarito na folha de respostas e passar a o texto a limpo para a folha de redação. O Enem não corrige os cadernos de prova nem os rascunhos, por isso não bobeie! Reserve um tempo para passar as respostas e o texto com bastante cuidado e atenção para a folha correspondente.

 

12 de novembro (domingo): Segundo dia do Enem 2017

No segundo domingo, os participantes terão quatro horas e meia para resolver e passar para a folha de respostas as questões de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

19 de janeiro de 2018: Resultado do Enem

Pois é, a espera é longa. O MEC divulga o resultado do Exame quase dois meses após as provas.

 

3.    Como fazer a inscrição do Enem 2017

As inscrições para o Enem continuam a ser feitas pela internet, somente no site oficial do Exame.

 

É necessário preencher alguns dados, informar a opção de prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), selecionar atendimento especial (se for o caso) e pagar a taxa para efetivar a inscrição, caso você não seja isento.

 

4.    Isenção da taxa do Enem 2017

O Enem 2017 traz novidades para quem não tem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição.

 

Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas continuam a ser automaticamente isentos da taxa. E agora, pessoas em condição de pobreza e de pobreza extrema cadastradas no CadÚnico, do Governo Federal, também ficam dispensadas automaticamente de pagar inscrição para fazer o Exame.

 

5.    Treineiro vai poder fazer o Enem 2017?

Sim. No finalzinho de 2016 o MEC chegou a cogitar a hipótese de proibir estudantes que estejam matriculados no primeiro ou segundo ano do ensino médio de fazer o Exame. Mas voltou atrás e os treineiros podem respirar tranquilos. Vão pode se inscrever e fazer as provas normalmente para ganhar experiência e confiança.

 

6.    O Enem 2017 vai ter as mesmas matérias?

Sim, como já falamos anteriormente, os dias e a sequência de provas mudam, mas as matérias continuam as mesmas:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

 

O conteúdo corresponde aos três anos do ensino médio e a lista completa de tudo o que cai no Exame você encontra no edital.

 

7.    Locais de prova do Enem 2017

No edital você encontra todos os municípios onde o Enem será aplicado em 2017. Quando fizer a inscrição, lembre-se de selecionar sua cidade ou a cidade mais próxima para fazer o Exame.

 

No entanto, o local exato, com endereço e número de sala, só é divulgado algumas semanas antes da prova, provavelmente a partir de meados de outubro.

 

Fique ligado e acesse o site do Enem para consultar seu Cartão de Confirmação de Inscrição. Pode acontecer de você ser remanejado para uma cidade próxima.

 

Baixe e imprima o cartão, depois leve-o com você no dia da prova. Não é obrigatório, mas recomendamos fazer isso para evitar imprevistos no dia. O documento fica disponível também no aplicativo oficial do Enem para celulares.

 

8.    Quando sai o gabarito do Enem 2017

O MEC leva alguns dias para divulgar o gabarito oficial das provas, mas vamos publicar por aqui a correção extraoficial, feita por especialistas, no mesmo dia das provas: 5 e 12 de novembro!

 

9.    Como acessar o resultado do Enem 2017

No dia 19 de janeiro de 2018, acesse o site oficial do Enem e consulte seu Boletim de Desempenho Individual. Ali estarão suas notas que você tirou em cada uma das cinco provas.

 

10.         Como usar a nota do Enem 2017

A principal vantagem de fazer o Enem é se livrar do vestibular. Com o desempenho no Exame dá para entrar em universidade pública pelo Sisu, tentar bolsa do ProUni ou financiamento do FIES (caso se encaixe nos requisitos desses programas) e entrar direto em faculdades particulares.

 

Confira algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para o ProUni, FIES e ingresso direto:

 

Veja também:

Saiba qual a nota máxima e mínima que você pode tirar no ENEM

Vai fazer o Enem 2017? Como está sua programação de estudos? Conte para a gente aqui nos comentários!


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: